LOADING

Type to search

Cidades Destaque

Manaus terá nove salas de vacinação contra doenças imunopreveníveis neste sábado

Share

Prefeitura de Manaus reitera a importância da população manter o cartão vacinal atualizado e informa que nove salas de vacina estão disponíveis para atendimento das pessoas interessadas em reforçar a proteção contra a Covid-19 e outras doenças imunopreveníveis, das 8h às 12h. As unidades são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sendo pelo menos uma em cada zona da cidade.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinala que o funcionamento das salas de vacina aos sábados é uma estratégia para facilitar o acesso do público aos imunizantes, e reforça a importância de elevar a cobertura vacinal da população, como forma de evitar a reintrodução de doenças já controladas ou erradicadas.

“São nove unidades de saúde abertas aos sábados, das 8h ao meio-dia, para garantir que as pessoas que trabalham ou estudam nos dias úteis possam se vacinar e vacinar suas crianças. Isso é fundamental para aumentar os índices de cobertura vacinal, especialmente entre o público infantil, e assim assegurar a proteção da população”, aponta.

Além dos imunizantes do calendário básico, Djalma Coelho enfatiza que a população deve manter em dia a proteção contra a Covid-19. “Mesmo declarado o fim da emergência de saúde, a doença ainda pode causar hospitalizações e óbitos, por isso as pessoas devem manter o esquema vacinal sempre atualizado, reforçando a proteção delas e de toda a comunidade”.

O subsecretário ressalta que a vacina contra a Covid-19 é indicada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, de bebês e crianças a adolescentes, adultos e idosos. Para receber o imunizante, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina.

A vacina bivalente contra a Covid é ofertada para todas as pessoas a partir de 18 anos que tenham recebido a segunda dose do esquema primário, ou qualquer dose de reforço, há pelo menos quatro meses. O imunizante protege contra mais de uma cepa do coronavírus, evitando as formas graves da doença e prevenindo internações e mortes.

Pessoas a partir de 12 anos dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também recebem a vacina bivalente, observado o intervalo de quatro meses da segunda dose ou de dose de reforço. São eles: imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas, e pessoas vivendo em instituições de longa permanência.

Confira os pontos de vacinação da Semsa abertos neste sábado, 10/6

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *