LOADING

Type to search

Cidades Destaque

Prefeitura lança ‘Pense Antes’ sobre prevenção e combate às drogas

Share

Promover um ambiente escolar seguro tem sido uma das marcas da gestão David Almeida. Diante disso, a Prefeitura de Manaus lançou, nesta segunda-feira (5), o projeto “Pense Antes”, que será desenvolvido com estudantes do 6° ao 8° ano, do ensino fundamental, de 86 unidades de ensino, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. 

O projeto tem intuito de apresentar para a comunidade escolar orientações e estratégias para trabalhar a prevenção do consumo de substâncias tóxicas lícitas e ilícitas nas escolas, além da proposta de metodologia, por meio da literatura, para prevenção ao uso indevido de drogas, utilizando o livro paradidático “Entre Sol e Chuva”.

A obra é um romance no formato estudantil, de autoria do amazonense Filippe Maffra. No livro, o autor detalha a perspectiva de enxergar a situação como filho de pais que lutam contra a dependência química. O pai do escritor, Arlem Maffra, foi dependente químico por muitos anos, mas venceu no combate às drogas.

“Esse projeto é muito lindo. Essa situação das drogas pode acontecer dentro das nossas casas, mas a recuperação é plenamente possível. O prefeito David Almeida fica muito sensibilizado com a execução deste projeto em nossas escolas, porque sabemos como isso pode ajudar várias famílias. Quero agradecer muito à família Mafra, minha gratidão e respeito a vocês. Precisamos sempre incentivar bons hábitos em nossos alunos. Aos meus colegas professores, aproveitem essa literatura com nossos alunos, porque é muito envolvente”, relatou a secretária da Semed, professora Dulce Almeida. 

Funcionamento

O projeto será comandado pela equipe técnica do “Programa Escola Sem Drogas”, gerenciado pelo Filippe Maffra, sendo acompanhado por equipes da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Divisão de Ensino Fundamental e das Divisões Distritais Zonais (DDZ).  

Para Filippe Maffra, a expectativa é a melhor possível para o desenvolvimento dessa ação na rede municipal de ensino, tendo em vista que a ação envolverá professores de língua portuguesa, pedagogos e alunos das respectivas escolas indicadas, seguindo as etapas para a execução das atividades que consistem na distribuição do material (livros), lançamento, encontros literários e encerramento.

“O projeto ‘Pense Antes’ é uma iniciativa de prevenção às drogas, com uma estratégia muito legal de aplicação, que é prevenir contra às drogas sem falar de drogas. Esse é um tema tão delicado o qual precisa ser discutido de forma estratégica para não incentivar, ao invés de prevenir. A expectativa é de transformar de vida, de alcançar alunos com temas tão importantes, com essa estratégia do projeto, além de ser um livro para a didática em sala de aula”, declarou. 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal Saúde na Escola, Lourdes Souza, da Gacpe, a Semed desenvolve diversas ações voltadas para essa temática. Ela falou ainda sobre as etapas do “Pense Antes”.

“Esse projeto oferece a distribuição do livro, palestras e encontros literários com alunos do 6° ao 8° ano. A partir da leitura do livro com os professores de língua portuguesa. Os encontros são realizados nas escolas com o autor do livro. A Gacpe vai acompanhar a execução de todos esses encontros literários. Esse projeto vem para complementar as ações que já realizamos de prevenção às drogas nas escolas da Semed”, evidenciou a educadora.    

Relatos

No evento, estava presente o gestor da escola municipal Elvira Borges, no bairro Compensa II, zona Oeste. O educador afirmou que essa ação irá auxiliar na transformação da vida da comunidade sobre a temática. 

“A iniciativa vem em um momento muito oportuno. Na escola, onde sou gestor, infelizmente vejo de perto essa situação. Vemos pais passando por essa situação e o ‘Pense Antes’ vai fazer com que as famílias possam recuperar a autoestima, vontade de viver”, concluiu.

Foto: Mário Oliveira

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *