LOADING

Type to search

Destaque Mundo Cristão

Mais de 3 bilhões de pessoas ainda não ouviram falar de Jesus

Share

No Dia Internacional dos Povos Não Alcançados, que ocorre no domingo (28), é destacado que, apesar da população global atingir 8 bilhões, cerca de um terço do mundo ainda não tem acesso ao Evangelho.

Segundo o Joshua Project, uma organização cristã que realiza estudos sobre os não alcançados, 3,39 bilhões de pessoas desconhecem Jesus, o que representa 42,5% da população mundial.

Atualmente, existem 17.443 grupos de pessoas ao redor do mundo sem acesso ao Evangelho. No Brasil, há 49 grupos não alcançados.

Povos Não Alcançados e os “Três Nãos”

Geralmente, organizações missionárias definem nações e comunidades como “povos não alcançados” quando menos de 2% da população é cristã e não há disponibilidade da Bíblia no idioma local.

Marv Newell, missiólogo da Missio Nexus, explica que o critério dos “três nãos” define um grupo como “não alcançado”. Esses “três nãos” são:

  1. Difíceis de encontrar: Esses grupos são negligenciados pelos evangélicos, pois estão inseridos em uma comunidade maior de pessoas não alcançadas. Por exemplo, os surdos se enquadram nessa categoria, já que a comunidade ouvinte ao redor pode ter acesso ao Evangelho, mas não há Bíblias na língua de sinais local.
  2. Cercados pela religião: Alguns grupos permanecem não alcançados porque estão “isolados” pela religião da comunidade. Essas pessoas estão tão imersas em sua experiência religiosa que estão satisfeitas com ela e não conhecem a verdade do Evangelho. Exemplos são os muçulmanos, hindus e budistas.
  3. Difíceis de alcançar: Esses grupos não são alcançados devido a barreiras geográficas ou geopolíticas. Em alguns países, mencionar o Evangelho é proibido. São exemplos o Iêmen, a Arábia Saudita, a Coreia do Norte e o Afeganistão.

Janela 10/40

A maioria dos povos não alcançados está concentrada na chamada Janela 10/40, que abrange grande parte dos muçulmanos, hindus e budistas do mundo, especialmente no norte da África, Oriente Médio e Ásia. Essas também são as áreas mais populosas do mundo, de acordo com a ONU.

PUBLICIDADE

Estima-se que 5,27 bilhões de pessoas vivam na Janela 10/40, divididas em cerca de 8.868 grupos distintos.

Segundo o Joshua Project, o continente com menor acesso ao Evangelho é a Ásia, especialmente os países do Sul Asiático, como Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Em seguida, vem o Sudeste Asiático, que inclui Mianmar, Brunei, Camboja, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietnã e Indonésia.

Campanha “Um Terço de Nós”

Anualmente, a Aliança Pelos Não Alcançados lança a campanha “A Third of Us” (“Um Terço de Nós”, em português) para divulgar a causa e conscientizar mais cristãos ao redor do mundo no Dia Internacional dos Povos Não Alcançados.

Igrejas e famílias podem participar da campanha, e o site “A Third of Us” oferece materiais educativos sobre os não alcançados e formas de contribuir na Grande Comissão.

A campanha também promove o Desafio de Oração 1:11, no qual cristãos de todo o mundo se reúnem às 13h11 no domingo para orar pelos povos não alcançados.

Fonte: Gospel Prime

Foto: Nico Smit/Unsplash

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *