LOADING

Type to search

Destaque Mundo Cristão

“Nosso trabalho continua”, diz organização cristã atingida por míssil russo na Ucrânia

Share

Ternopil, na parte ocidental da Ucrânia, sofreu um ataque russo na noite de sábado, 13 de maio. Um dos mísseis atingiu o grande armazém de uma organização cristã que atende centenas de famílias na cidade.

O incêndio destruiu bens avaliados em centenas de milhares de euros armazenados no centro de ajuda da Licht Im Osten (Luz no Oriente, em alemão). “Nosso parceiro local Ivan e sua equipe armazenaram e distribuíram toneladas de ajuda desde o início da guerra”, disse a organização de ajuda horas depois.

“Agora tudo queimou completamente. Perderam-se todos os móveis, uma empilhadeira, muitos suprimentos de emergência, roupas e alimentos”. Isso incluiu pacotes de alimentos cuidadosamente preparados que os voluntários planejaram distribuir para 200 famílias alguns dias depois.

Mas o choque não impedirá a ajuda oferecida por esta organização de assistência com sede na Suíça, com 30 anos de experiência na Ucrânia. “O trabalho continua”, disse o diretor Matthias Schöni à Evangelical Focus. Ele visitou o país quatro vezes desde o início da guerra em grande escala em fevereiro de 2022.

Depois do choque, mais solidariedade

Na Suíça, uma onda de apoio à equipe LIO veio após a notícia do ataque. “Recebemos muitas doações de alimentos e financeiras desde sábado. E um empresário acabou de nos dar uma nova empilhadeira a diesel no valor de 30.000 francos suíços!”, diz Schöni.

Enquanto isso, um novo caminhão para Ternopil partiu na quarta-feira e deve entregar materiais de ajuda apenas uma semana após o ataque.

No momento, mais de 15.000 deslocados internos são apoiados pelos programas da LIO. 40 caminhões com ajuda foram enviados para a Ucrânia desde o início da invasão.

Em todos esses esforços, a identidade cristã do grupo transparece.

8 centros de ajuda na Ucrânia

Licht Im Osten (LIO) é uma organização de missão e ajuda iniciada há mais de 100 anos por um pregador menonita e um pastor reformado. Seu foco sempre foi a Europa Oriental, e a queda da Guerra de Berlim ajudou o grupo a multiplicar seu impacto em muitos países, especialmente em lugares como Uzbequistão e Quirguistão.

Na Ucrânia, o apoio da LIO no terreno aumentou após o conflito armado em 2014. Agora, eles coordenam uma rede de 30 parceiros locais com ações específicas, como evacuação de civis, distribuição de toneladas de alimentos e madeira, instalação de geradores de eletricidade e doação de Natal presentes para crianças.

A LIO coordena 8 centros de ajuda na Ucrânia, incluindo o da cidade de Ternipol.

Saiba mais sobre o trabalho da LIO visitando seu site.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *