LOADING

Type to search

Destaque Mundo Cristão

Sementes mencionadas na Bíblia são achadas em deserto de Israel

Share

Ao realizarem escavações no deserto de Neguev, em Israel, arqueólogos fizeram uma nova descoberta que pode estar relacionada às Escrituras. Segundo pesquisa divulgada no último dia 4 de maio, os cientistas encontraram sementes de uva milenares cujo DNA é semelhante à variedade da fruta citada em trechos dos livros de Gênesis e Números.

No total, foram 16 sementes identificadas no solo de um sítio arqueológico que abrigava uma cidade nabateia. Elas foram analisadas pela Universidade de Haifa e pelo laboratório paleogenético do Museu Steinhardt de História Natural da Universidade de Tel Aviv.

Por meio de uma técnica envolvendo espectroscopia infravermelha, os cientistas avaliaram o DNA das sementes. Algumas amostragens ficaram prejudicadas devido à má qualidade do material genético. Entretanto, foi possível constatar que duas delas datavam de 900 a.C, segundo a revista Galileu.

Uma das variedades seria do tipo Syriki, utilizada até os dias de hoje para produzir vinho tinto luxuoso no Líbano. Esse mesmo tipo foi citado em Gênesis 49:11, durante a bênção de Jacó a Judá: “Ele amarrará seu jumento a uma videira, seu jumentinho ao ramo mais escolhido; ele lavará suas vestes no vinho, suas vestes no sangue das uvas”.

A mesma variedade foi mencionada no livro de Números 13:23: “Quando chegaram ao Vale de Eshkol [identificado por alguns como Nahal Sorek], eles cortaram um galho com um único cacho de uvas. Dois deles o carregavam numa vara entre si”.

O líder da pesquisa, professor Guy Bar-Oz, disse que o trabalho arqueológico no local apontou que ali havia uma “florescente indústria vinícola” durante os períodos bizantino e árabe inicial.

Fonte: Pleno News

Foto: Divulgação/Universidade de Haifa/Guy Bar-Oz

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *