LOADING

Type to search

Destaque Politica

Quem é Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro preso pela PF

Share

O ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) enquanto presidente, tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, preso preventivamente na Operação Venire, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (3), é suspeito de fraudar dados de vacinação contra a Covid-19. O Coronel Cid, como é conhecido, goza de bom relacionamento com a família do ex-presidente.

Ele é filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, que foi colega de farda do capitão Jair Bolsonaro no curso de formação de oficiais do Exército. Mauro Cid era major e teve sua promoção a tenente coronel em 2022.

Cumprindo sua função de ajudante de ordens, Coronel Cid acompanhava o então presidente Bolsonaro na maior parte do tempo. Era ele, inclusive, quem cuidava do telefone celular o ex mandatário e atendia ligações, além de responder mensagens de texto em nome do político. Cid também ficava a frente de tarefas cotidianas da família, como pagamento de contas, por exemplo.

Durante o governo Bolsonaro, o coronel teve livre acesso ao gabinete presidencial, ao Palácio da Alvorada e até mesmo ao quarto ocupado pelo ex-chefe do Executivo nos hospitais, após cirurgias.

No governo Lula, Cid foi considerado o pivô da demissão do comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. Arruda mostrou resistência para exonerar o tenente-coronel Cid, nomeado para chefiar o 1.º Batalhão de Ações de Comando do Exército em Goiânia. Então, Arruda foi retirado do cargo após 23 dias de trabalho; o Exército não informou o motivo da sua exoneração.

Fonte: Pleno News

Foto: Alan Santos/PR

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *