LOADING

Type to search

Cidades Destaque

Prefeitura anuncia obras de contenção das laterais da avenida Mário Ypiranga

Share

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia um projeto de contenção das laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro, trecho próximo à saída da avenida Maneca Marques, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, para solucionar o recorrente desbarrancamento acima das calçadas de ambos os sentidos. Há pelo menos 20 anos, os pedestres têm dificuldade em transitar na área.

Nesta quinta-feira (20), o secretário de Obras, Renato Junior, anunciou que as obras devem iniciar na segunda quinzena do mês de junho. O projeto prevê a implantação de vetiver, uma planta vietnamita, como gabião vegetal. 

“A raiz dessa planta ajudará a conter a erosão. Essa é a forma que encontramos de resolver um problema de décadas. Outras gestões implantaram rip-rap, que desaba constantemente, bem como árvores, e a passagem fica obstruída”, explica Renato Junior. 

“Há um ano, no mês que eu entrei na secretaria, o barranco cedeu e a prefeitura atuou com uma obra emergencial para conter a erosão. Nós não tínhamos como colocar máquinas naquele lugar, porque na parte de cima, tem dois condomínios. Após a avaliação técnica, constatamos que a obra iria colocar em risco a vida e a moradia dessas famílias, principalmente neste período chuvoso”, salienta o secretário de Obras. 

Ainda conforme Renato Junior, a equipe técnica de engenharia aguarda a trégua do período chuvoso, para executar as obras de contenção no verão, previstas para o dia (15). 

“Aumentaremos aquela contenção da erosão com uma passarela para que os pedestres possam transitar com segurança. A determinação do prefeito David Almeida é que não tenhamos de retirar as pessoas que moram nos dois conjuntos. Colocaremos uma planta vietnamita, uma espécie de gabião vegetal, em que a raiz conseguirá conter a erosão, além de uma tecnologia acoplada ao muro de suporte que será feito no local”, afirma Renato Junior.

O corpo de engenharia da Secretaria de Obras estipula um prazo de 120 dias para o término das obras, sendo possível entregar os dois lados da avenida completamente recuperados, sem causar transtornos aos condutores que trafegam na área.

Foto: Márcio Melo/Seminf

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *