LOADING

Type to search

Amazonas Destaque

Secretaria reforça ciclo de palestras voltadas à cultura de paz nas escolas 

Share

Com o objetivo de fortalecer a construção de ações coletivas de superação, respeito, harmonia e cidadania, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto tem fortalecido atividades de psicossocial nas unidades de ensino da rede. Na terça-feira (18), na Escola Estadual Professor Sebastião Loureiro Filho, localizada na zona norte de Manaus,  aconteceu um ciclo de palestras voltado para promover a cultura de paz nas escolas estaduais do Amazonas. 

A atividade integra as ações do psicossocial da Secretaria de Educação e do Plano de Ação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar. 

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial Escolar (Capse) da Seduc, a  psicóloga Adriana Magalhães, que também é especialista em terapia comportamental, na primeira fase da iniciativa, 70 escolas estaduais da rede pública de ensino receberão as palestras. 

“O nosso objetivo é alcançar o maior número de escolas,  por isso, convidamos não só os estudantes, mas também servidores e comunidade em geral, para que cada um faça parte dessa rede de apoio, que  busca ressignificar esse momento delicado dentro do ambiente escolar”, explicou Adriana. 

Na E. E. Professor Sebastião Loureiro Filho, cerca de 120 estudantes participaram da palestra “ Seja Você o Protagonista da Paz na Escola”, que tem o foco nos alunos para o fortalecimento da Cultura de Paz, no ambiente escolar. Já os pais ou responsáveis pelos estudantes participaram da oficina “Cuidando de si para cuidar do outro”.  

O estudante Félix Júnior, de 14 anos, explicou que a dinâmica foi essencial, para que os jovens compreendam a importância de dialogar com adultos sobre problemas enfrentados dentro e fora da escola. “Achei muito importante alertar os estudantes sobre o bullying e o cyberbullying, que são muito presentes no dia a dia da escola. Acredito que a dinâmica vai ajudar muito os alunos que precisam”, pontuou o jovem.  

Já o prestanista, Antônio Ferreira, de 56 anos, pai de uma estudante da escola, conta que a presença dos pais é essencial para o desenvolvimento dos adolescentes.

“Gostei muito dessa palestra, desse trabalho que a Secretaria de Educação está realizando, pois essa é a única forma de resolver a situação em que estamos, com diálogo e parceria entre a escola e comunidade”, finalizou Antônio. 

Articulado com a Coordenadoria Distrital de Educação  07 e a gestão da Escola Estadual Professor Sebastião Loureiro Filho, ministraram as oficinas   a psicóloga Francilane Mendes de Vasconcelos, as assistentes sociais Renata Bianca Oliveira Freire e Ceiça Silveira, os psicólogos Kellen Maia, Vanusa Abensur e  Ziza Woodcock, além do pedagogo Francisco Magalhães. 

Sobre o Comitê 

O Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar foi criado pelo Governo do Amazonas, para atuar nas escolas, monitorando e coibindo ameaças às unidades de ensino da rede estadual. O comitê reforça as ações já adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Segurança, para resguardar o convívio pacífico e seguro nas escolas do Estado.

Integram o Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar as Secretaria de Estado de Educação e Desporto, de Governo (Segov) e de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Também participam do comitê a Casa Civil, Casa Militar e Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), de Saúde (SES) e de Comunicação (Secom), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Foto:Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *