LOADING

Type to search

Destaque Politica

Quem é o ministro de Lula que estava no Planalto durante ato?

Share

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, entrou no centro do debate político nesta quarta-feira (19), após imagens de câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto o mostrarem dentro da sede do Executivo Federal durante a invasão ao local no dia 8 de janeiro deste ano. General da reserva, Dias foi anunciado pelo presidente Lula em dezembro do ano passado.

O militar, conhecido como G.Dias, já atuou no comando da segurança pessoal de Lula entre 2003 e 2009, época em que ficou conhecido como “sombra de Lula”.

Dias nasceu em Americana, São Paulo, no dia 7 de fevereiro de 1950. Em 1969, ele entrou para o Exército, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

O militar da reserva cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1986, e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército, em 1994. Dias chegou a ocupar o cargo de comandante da Sexta Região Militar e a comandar o 19° Batalhão de Infantaria Motorizado.

Dentro dos governos do PT, atuou como secretário de Segurança da Presidência da República no governo Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Durante a campanha eleitoral de 2022, o general chegou a auxiliar na montagem dos eventos dos quais Lula participou.

Em janeiro deste ano, foi revelado pelo Estadão, que o GSI, sob comando de G.Dias, dispensou por escrito o pelotão de 36 homens do Batalhão da Guarda Presidencial, cerca de 20 horas antes da invasão do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro.

Fonte: Pleno News

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *