LOADING

Type to search

Destaque Politica

Raiff Matos critica lacração em post da Semsa

Share

O vereador Raiff Matos (DC) questiona o uso de linguagem neutra em descrição de post publicado no perfil oficial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em pronunciamento no plenário na Câmara Municipal de Manaus, o vereador criticou o uso do pronome “todes” pela comunicação da Semsa ao descrever o conteúdo da IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus). 

“Parece que o Conselho Municipal de Saúde está mais preocupado em empurrar goela a baixo o ‘todes’ do que trabalhar para incluir os cegos, surdos e disléxicos no sistema de saúde. Não posso compactuar com a destruição da família”, questionou o vereador. 

O vereador Raiff Matos afirmou que o uso desse tipo de linguagem é parte de uma agenda da esquerda que esconde interesses obscuros. “Fica claro uma tentativa de politizar as ações de saúde. Pintam uma agenda como inclusiva, mas o que ela faz é excluir. Destruir em vez de incluir”, disse. 

Lei contra a linguagem neutra

O uso da linguagem neutra dificulta a comunicação com pessoas cegas, surdas e disléxicas. Por isso, já é lei em Manaus a proibição do uso dessa linguagem nas escolas da capital amazonense. O projeto de lei de autoria do vereador Raiff Matos foi sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em abril do ano passado. Pela legislação, deve ser usada apenas a Língua Portuguesa em sua norma culta nas escolas da capital.

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *