LOADING

Type to search

Destaque Politica

Guga Chacra diz ser “absurdo” Lula culpar Ucrânia por guerra

Share

Em um artigo publicado neste domingo (16), no site do jornal O Globo, o jornalista Guga Chacra criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela postura do petista em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia. No texto, o comunicador questionou as declarações recentes de Lula nas quais ele insiste em dizer que a Ucrânia tem tanta culpa quanto a Rússia pela guerra.

Chacra inicia o artigo, intitulado É absurdo Lula culpar Ucrânia por guerra, dizendo que “chega a ser ofensiva” a declaração de Lula de que os dois lados se equivalem no confronto. O jornalista também faz questão de ressaltar que todos os países têm o direito de se defender quando sua integridade territorial é atacada, como faz a Ucrânia.

Em outro ponto, o comunicador destaca que o envolvimento do Brasil no guerra, seja aplicando sanções à Rússia ou armando a Ucrânia, como outros países fizeram, é desnecessário. Chacra lembra que há outros embates ocorrendo ao redor do mundo, nos quais o Brasil não se envolve, como o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão.

– [Não se envolver na guerra] seria um posicionamento normal e similar ao de todos os países da América Latina, Caribe, África, Oriente Médio e de quase todo o restante da Ásia. Cada país deve defender seus próprios interesses e o histórico de política externa brasileira realmente é o de não envolvimento em conflitos – destaca.

O jornalista finaliza o texto destacando que, em vez de se preocupar com a guerra na Europa, o petista deveria, na verdade, se concentrar em assuntos “onde o mundo quer sua liderança”, como as crises em países como Venezuela, Nicarágua, El Salvador e Haiti.

– No caso da Ucrânia, o presidente brasileiro tem seguido uma linha equivocada – completa Chacra.

Fonte: Pleno News

Foto: PR/Ricardo Stuckert

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *