LOADING

Type to search

Amazonas Destaque Economia

Governo do AM busca fortalecer exportação de produtos da ZFM

Share

O fortalecimento das exportações de produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a melhoria da distribuição interna foram alguns dos temas apresentados pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino, aos diretores do Banco Mundial, nesta segunda-feira (20), em Brasília. 

Os temas discutidos estão entre as soluções do Governo do Amazonas para o fortalecimento da economia e crescimento na geração de emprego e renda. 

“Apresentamos ao Banco Mundial as nossas dificuldades e pedimos o apoio para alguns aspectos como logística, energia, comunicação e transporte. Seja nos produtos que enviamos para São Paulo, ou para produtos da bioeconomia como a castanha, açaí, borracha e o peixe”, relatou Pauderney.

De acordo com o secretário, na rodada de conversa o Banco se mostrou aberto ao fortalecimento das exportações, usando o modelo exitoso do México. 

“O que ficou mais marcado foi nós conseguirmos que eles nos ajudem a colocar os produtos da Zona Franca nos Estados Unidos. Poderíamos chegar a um valor aproximado de U$ 5 bilhões por ano, aumentando os investimentos na nossa região e número de trabalhadores que serão beneficiados”, destacou, Pauderney, ao lembrar que o Polo Industrial de Manaus (PIM), em valores, exportou até U$ 1,5 bilhão em um ano, o que faria com que a abertura para o mercado americano ultrapassasse todos os recordes de faturamento. 

Um novo encontro deve ocorrer em breve entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, e a sede da reunião será Manaus, com data a definir.

Workshop 

Também nesta segunda-feira o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti (Secti), participou do workshop experiência internacional sobre zonas econômicas especiais do Banco Mundial.

Foto: Divulgação/Sedecti

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *