LOADING

Type to search

Destaque Mundo Cristão

Leonardo Gonçalves sobre cantores brancos que usam melismas: “apropriação cultural”

Share

Na tarde desta terça-feira, (14), o cantor gospel Leonardo Gonçalves dividiu opiniões ao afirmar que o uso de melismas por cantores brancos seria uma forma de apropriação cultural.

O cantor explicou o seu ponto de vista, e disse que essa técnica vocal é considerada uma propriedade dos cantores pretos.

Para a esquerda, segmento atual do cantor, a apropriação cultural é “um mecanismo de opressão por meio do qual um grupo dominante se apodera de uma cultura inferiorizada, esvaziando de significados suas produções, costumes, tradições e demais elementos”.

Leonardo também fez um mea culpa por recorrer à técnica que o deixou famoso no segmento evangélico

O cantor disse que na época em que começou a utilizar o melisma, não tinha conhecimento sobre o conceito de apropriação cultural, no entanto, reconhece que se beneficiou dela.

A declaração do artista foi dada durante um storie em que respondia a um seguidor que questionou o fato dele ter falado usado anteriormente a expressão.

“Eu não consegui explicar direito. Evidentemente o melisma é um recurso vocal que vem, que é propriedade dos cantores pretos. Inclusive quando brancos fazem melismas a palavra correta, o termo correto é apropriação cultural”, disse Leonardo.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *