LOADING

Type to search

Destaque Mundo Cristão

Mais de 380.000 deixaram a Igreja Protestante da Alemanha

Share

Os últimos números de membros da principal linha protestante a Igreja Evangélica da Alemanha, (EKD) confirmam seu declínio. A perda de adesão dos últimos anos só se acelerou em 2022, com 380.000 deixando o EKD, um aumento de 35,7% em comparação com 2021.

Desta forma, é a primeira vez que o número de membros do EKD que morreram ao longo do ano (365.000) é superado por aqueles que ativamente deixam a Igreja.

Em contraste, o aspecto positivo das estatísticas é que o número de batismos, em grande parte infantis, cresceu para 165.000 em 2022, um aumento de mais de um terço em relação ao ano anterior, voltando aos níveis pré-pandêmicos.

Segundo Evangelical Focus, a contagem final mostra que o EKD perdeu 575.000 pessoas em 2022, o que representa 2,9% de seus membros, tendo agora 19,1 milhões de membros, cerca de 23% da população alemã. Em 2007, a Igreja contava com 24,8 milhões de membros.

Nesse sentido, como nos anos anteriores, a liderança do EKD lamentou os números negativos e disse que se esforçaria mais para mudar a tendência.

Sendo assim, a chefe da Igreja Protestante Alemã, Annette Kurschuss, eleita em 2021, quando a crise dos membros já era uma realidade alarmante para o EKD, falou sobre a atual situação. Alguns meses antes, outra mulher, a estudante de teologia de 25 anos Anne-Nicole Heinrich foi eleita como presidente do sínodo da Igreja.

“Sem o cuidado pastoral e o diaconia, e sem o culto e as ofertas congregacionais nas aproximadamente 20.000 igrejas e capelas, o clima social seria diferente”, disse a chefe da Igreja Protestante Alemã, Annette Kurschuss.

Por fim, em contraste com as igrejas evangélicas livres, incluindo Batistas, Pentecostais, Carismáticos e outras, o ensino na maioria das igrejas e seminários EKD é teologicamente liberal. A frequência às igrejas entre os membros do EKD também é muito menor do que entre os cristãos evangélicos livres.

Fonte: Gospel Prime

Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *