LOADING

Type to search

Destaque Mundo Cristão

Governo da Nicarágua fecha duas universidades cristãs

Share

O governo ditatorial da Nicarágua ordenou o fechamento de duas universidades ligadas à Igreja Católica, na terça-feira (7), acusando-as de “descumprimento” das leis. A decisão ocorre em um contexto de perseguição e detenção de religiosos no país pelo regime de Daniel Ortega.

O Ministério do Interior publicou no jornal oficial La Gaceta a dissolução da Universidade Juan Pablo II. A instituição possui unidades em Manágua e em outras quatro cidades. A Universidade Autônoma Cristã da Nicarágua (Ucan), com operação em León e outras cinco cidades, também foi fechada.

Segundo a resolução assinada pela ministra do Interior, María Amelia Coronel Kinloch, o cancelamento foi decretado “por descumprimento de suas obrigações decorrentes das leis que as regulam”. O documento destaca ainda que as universidades dificultaram “o controle e fiscalização da Direção-Geral de Registo e Controle de Entidades Sem Fins Lucrativos”,

O Ministério do Interior indicou ainda que as autoridades da Universidade Juan Pablo II “não reportaram demonstrações financeiras para o período de 2021 a 2022” e que o conselho de administração expirou desde 17 de agosto de 2020. Sobre a Ucan, o governo argumentou que a instituição “não reportou demonstrações financeiras relativas ao período de 2020 a 2022” e que o conselho de administração tinha caducado desde 11 de outubro de 2022.

Ambas terão de entregar ao Conselho Nacional de Universidades (CNU) toda a “informação sobre alunos, docentes, carreiras, planos de estudos, bases de dados de matrículas e habilitações (Registo Acadêmico)”, segundo a resolução apresentada na terça-feira (7).

Fonte: Folha Gospel

Foto: Reprodução/Internet

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *