LOADING

Type to search

Amazonas Destaque

Manaus tem maior redução de homicídios dos últimos dez anos

Share

Manaus teve, em fevereiro, o menor número de homicídios dos últimos dez anos, para o mês. É o que apontam os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A diminuição é reflexo das ações integradas das forças de Segurança a partir dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas. Em 2022, o número de mortes violentas na capital caiu 10%, enquanto no País a média foi de 1%.

Os dados parciais mostram que, em fevereiro, Manaus alcançou uma redução de 36% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já no comparativo do primeiro bimestre de 2023, houve diminuição em 7% também em comparação ao mesmo período do ano passado.

Essa redução segue a diminuição no número de homicídios alcançados em 2022. Enquanto o Brasil diminuiu em 1%, o Amazonas diminuiu em 10% esses casos em relação a 2021.

Esses resultados foram alcançados, graças ao trabalho integrado das forças de Segurança a partir dos investimentos realizados pelo governo do Estado nos últimos anos com o programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021. Durante esse período, o Governo do Amazonas realizou uma série de entregas, incluindo materiais para suprir necessidades de anos sem investimentos pesados, aquisição e implantação de tecnologia como o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’, que conta com 500 câmeras.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), General Carlos Alberto Mansur, todo esse reaparelhamento e investimento destinado, também, à valorização e ampliação dos recursos humanos, foram fundamentais para se chegar a essa redução.

“Motivo de comemoração em todo nosso sistema de segurança, o trabalho realizado de forma integrada com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de bombeiros. Essa redução segue a tendência de queda do ano de 2022 com a redução de 10% comparado a 2021, que superou a média nacional de redução que ficou em 1%. Então isso é fruto também dos investimentos do nosso Governador, da capacitação dos nossos agentes de segurança e valorização do nosso profissional que trabalha na segurança pública, além de muitas operações integradas”, ressaltou o secretário.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcos Vinícius Almeida, destacou que o resultado representa uma satisfação para os agentes da corporação que trabalham com o objetivo de fortalecer a segurança da população.

“Parabenizar nossa corporação e os nossos agentes da PMAM. O trabalho integrado com toda segurança Pública, que tem sido fundamental nesses índices de redução que têm sido alcançados. Conseguimos atingir essa meta de redução de 36% na capital, que segue a redução de 10% em todo o Amazonas. Isso é importante porque motiva a tropa e motiva a instituição e também gera segurança efetiva para a sociedade amazonense”, completou o comandante.

Operações

Para garantir ainda mais segurança para a população, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) desencadeou, nesta quinta-feira (2), grandes operações em Manaus e no interior.

Ações e operações policiais seguem sendo realizadas, sempre de forma integrada pelas forças de segurança em Manaus e nas cidades do interior. Entre elas estão, a operação Cidade Mais Segura, Catraca, Pacificador, Hórus/Fronteira Mais Segura, fiscalizações como a realizada pela Base Arpão, além das ações realizadas pela Central Integrada de Fiscalização (CIF).

Foto: Carlos Soares/SSP-AM

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *