LOADING

Type to search

Cidades Destaque

Operação interdita mais de 400 itens de pomadas de cabelo após fiscalização

Share

Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando a operação “Cabelo Seguro”, para fiscalizar a venda de pomadas modeladoras de cabelo. O primeiro dia de inspeções, na última quarta-feira, 15, terminou com 59 estabelecimentos verificados, entre lojas de varejo de cosméticos, distribuidoras, farmácias, salões de beleza, barbearias e supermercados, e com a interdição de 464 produtos encontrados nesses locais.

A ação foi organizada pela Gerência de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus (GVMED) após a publicação da resolução nº 475 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 9 de fevereiro, que determina a suspensão do comércio e utilização das pomadas modeladoras em todo o Brasil, depois que centenas de casos de reações adversas a esse produto foram registrados em diversas cidades brasileiras.

“Até o fim da investigação que a Anvisa vem realizando sobre as pomadas, para determinar quais as causas das reações adversas, esses produtos passaram a ser considerados como fonte de risco à saúde humana e, portanto, tiveram sua circulação suspensa”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

O diretor da Visa Manaus informa que suas equipes de fiscais estão verificando a presença desses produtos em estabelecimentos que trabalham com a venda de cosméticos.

“Os produtos que os fiscais encontraram foram interditados em regime cautelar, ou seja, colocados em uma embalagem lacrada para ficar sob a guarda dos respectivos estabelecimentos, já que, se a Anvisa liberar a comercialização no futuro, eles poderão voltar às prateleiras e à utilização pelos clientes”, esclarece Ewerton.

Orientações

Nas operações da Visa Manaus os fiscais também estão prestando orientações a muitos comerciantes que ainda não estavam cientes da determinação da Anvisa.  A gerente da Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus, Marcilea Gonçalves, explica que a operação “Cabelo Seguro” é, principalmente, preventiva.

“Há muitas situações em que empresários e trabalhadores ainda desconhecem a suspensão do comércio e uso das pomadas, então também aproveitamos a oportunidade para levar esse conhecimento aos cidadãos. Estamos elaborando uma cartilha que explica os riscos da utilização das pomadas modeladoras para ampliar esse esforço”, assinala.

A chefe da Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos, Jacqueline Santos, acrescenta que o trabalho da “Cabelo Seguro” prossegue enquanto durar a suspensão pela Anvisa.

“Essa primeira fase visa prevenir o uso pela população nos festejos de Carnaval, mas, como as pomadas passaram a ser consideradas um produto passível de oferecer risco à saúde, vamos continuar fiscalizando a sua disponibilização, como fazemos com todos os itens elencados dessa forma pela Anvisa”, enfatiza.

A operação “Cabelo Seguro” prossegue sexta-feira, 17, com as inspeções em estabelecimentos em todas as zonas da cidade.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Fotos: Divulgação/Semsa 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *