LOADING

Type to search

Amazonas Destaque

Durante feriados de fim de ano, urgência e emergência funcionarão 24h no AM

Share

As 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de Natal e Ano Novo. O período compreende os feriados do domingo (25) e do dia 1º de janeiro. Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o expediente das repartições públicas será reduzido na sexta-feira (23) e no dia 30 de dezembro, sexta-feira, de forma que as unidades com atendimento ambulatorial funcionarão até o meio-dia nessas datas.

Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campos Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal.  O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência funcionando diariamente em regime de plantão 24 horas.

Atendimento ambulatorial

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.

Hospitais das fundações de saúde

Durante os feriados, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas, com retorno dos atendimentos ambulatoriais e laboratoriais nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. 

Hemocentro

No sábado (24) e domingo (25) não haverá atendimento ambulatorial e laboratorial. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente. No sábado, a coleta de sangue funcionará das 7h às ao meio-dia, e no domingo o setor da doação estará fechado.

Na semana do réveillon, o funcionamento segue o mesmo formato. Os interessados em doar sangue podem comparecer à sede do Hemoam, localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul de Manaus.

Foto: Divulgação/SES-AM

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *