LOADING

Type to search

Destaque Politica

Presidente do partido comunista é cotada para ministério de Lula

Share

A presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, é um nome de grande prestígio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações no governo petista, que inicia em 1º de janeiro do próximo ano.

Como Lula precisa se enquadrar na discurso de pluralidade e atender a pautas feministas, terá de nomear mulheres para comandar algumas pastas. No entanto, o presidente eleito ainda não se reuniu com Luciana, o que deve acontecer até a próxima semana.

Esse ministério que pode ser ocupado pela presidente do PCdoB vinha sendo cobiçado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Mas a legenda já garantiu o Ministério da Justiça para o correligionário Flávio Dino e está buscando mais uma pasta para atender ao ex-governador de São Paulo Márcio França.

A expectativa é que Lula anuncie alguns ministérios nesta quinta-feira (22), mas não serão todos os nomes numa única data. Já foram anunciados: Flávio Dino para o Ministério da Justiça, Fernando Haddad para a Fazenda, José Múcio Monteiro para a Defesa, Rui Costa para a Casa Civil e Mauro Vieira para Relações Exteriores. Até agora, se fala num total de 37 ministérios, 14 a mais que no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Com 60% a mais que o atual presidente, os muitos ministérios do governo Lula, que visam acomodar aliados políticos, não vão onerar o orçamento da União, segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa.

– A delegação que o presidente me deu foi ampliar para 37 ministérios sem elevar o número de cargos, e sem elevar os custos com isso. Apesar de alguns duvidarem disso, nós conseguimos fazer. Temos a boa notícia que já está concluído, e já está feito, sem haver criação de cargos, exceto, porque a lei exige, nos cargos dos ministros – argumentou.

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *