LOADING

Type to search

Mundo Cristão

Padre é afastado após celebrar cerimônia com casais gays

Share

O padre Ivanildo de Assis Mendes Tavares, da comunidade São José Operário da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, foi afastado de sua funções religiosas após realizar uma cerimônia em que estavam presentes casais homossexuais no último mês de outubro. O afastamento foi determinado pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

Assis participou de um casamento comunitário realizado em 22 de outubro no Ginásio de Esportes Carlos Vicente Ferreira, localizado no Jardim Cruzeiro, em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo. O evento reuniu representantes de outras religiões e teve a participação de ao menos três casais homossexuais.

De acordo com a Arquidiocese de São Paulo, a punição aplicada ao padre foi motivada pela prática do “possível delito canônico” de “simulação de sacramento” do matrimônio. A autoridade religiosa ressaltou que o sacerdote não apenas abençoou as pessoas individualmente, mas deu a bênção para as uniões civis que estavam sendo realizadas no episódio que levou ao afastamento.

Em nota, a arquidiocese ainda destacou que o afastamento não se trata de uma punição, mas de uma medida cautelar que está prevista nas normas da igreja no casos em que “há uma irregularidade grave, do ponto de vista religioso, que precisa ser melhor esclarecida”.

– A Arquidiocese de São Paulo lamenta o ocorrido e reforça que as medidas tomadas visam a tutelar a sacralidade do sacramento do matrimônio que, como ressalta o papa Francisco, “não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso”, mas, sim, “um dom para a santificação e a salvação dos esposos” – completa o comunicado.

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *