LOADING

Type to search

Cidades Destaque

Prefeitura de Manaus firma parceria com Sesc para o programa ‘Mesa Brasil’

Share

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na terça-feira (13), a assinatura do termo bipartite entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a gestão municipal para a ampliação do programa “Mesa Brasil” na capital amazonense.

O “Mesa Brasil” é um programa de segurança alimentar desenvolvido pelo Sesc que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Por meio do programa, o Sesc efetua a compra do excedente de produção de empresas e produtores rurais e o repassa a instituições para que sejam entregues a pessoas em estado de vulnerabilidade social. O programa também recebe doações, garantindo benefícios fiscais e logísticos às empresas doadoras.

“Temos uma determinação do prefeito David Almeida para erradicar o cenário de fome na cidade e a parceria com o Sesc e o ‘Mesa Brasil’ é de extrema importância para que possamos ampliar a captação de alimentos não apenas para as nossas cozinhas comunitárias, como também para as instituições que trabalham na área de segurança alimentar na cidade de Manaus”, enfatizou o titular da Semasc, Eduardo Lucas.

A iniciativa vai contribuir para a diminuição do desperdício e reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

“Para nós é uma parceria fundamental. Estamos aqui para tratar de programas que promovem a segurança alimentar do nosso município e que sem essa parceria não poderiam ser operados. Por meio desse trabalho conjunto conseguimos, por exemplo, atender mais de 230 entidades da cidade de Manaus cadastradas no programa ‘Mesa Brasil’”, destacou o coordenador do “Mesa Brasil” em Manaus, Ellinaldo Barbosa.

Somente no ano de 2022, cerca de 50 toneladas de alimentos foram repassadas à capital, por intermédio do “Mesa Brasil”. Com a assinatura do termo bipartite, a expectativa é de que o montante de alimentos captados possa aumentar ao longo do próximo ano.

“Nosso trabalho com o ‘Mesa Brasil’ inaugura hoje uma nova forma de se trabalhar, buscando a ampliação das doações. O novo procedimento faz com que cooperativas e associações de produtores rurais sejam credenciadas e garantam que os alimentos arrecadados por meio do programa sejam diretamente repassados ao município de Manaus. Quem ganha é a população do município e as nossas metas de redução da fome na cidade”, concluiu a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

Fotos: Reprdodução/Internet

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *