LOADING

Type to search

Destaque Politica

Gilberto Kassab será secretário e articulador político de Tarcísio

Share

O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) já fez sua escolha e em breve deve anunciar Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, como seu secretário de Governo em São Paulo, segundo informações da Folha de S.Paulo. A decisão torna Kassab o principal articulador político do ex-ministro da Infraestrutura.

Se por um lado Tarcísio é considerado iniciante no mundo político, Kassab, por sua vez, já passou por cargos no Legislativo e no Executivo, tendo sido eleito deputado estadual e federal, vice-prefeito de José Serra (PSDB) em São Paulo e também prefeito do estado. Ele ainda foi ministro nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Atualmente na presidência do PSD, o político tem como objetivo tornar o partido uma referência na centro-direita. Durante o governo Bolsonaro, conduziu a legenda com certa distância protocolar da gestão federal, mas apoiando pautas governistas de interesse da sigla. Kassab integra a equipe de transição do governo Lula e impôs condições para apoiar a gestão.

Em 2019, ele assumiria a Casa Civil no governo de João Doria em São Paulo, mas não chegou a tanto por ter virado alvo de investigação na Polícia Federal envolvendo doações suspeitas da JBS entre 2010 e 2016. Ele negava ter infringido a lei, e, segundo relata, embora 80% dos processos contra ele tenham sido encerrados, não chegou a assumir a pasta.

Kassab tem planos para trazer Tarcísio para o PSD e afirma que não necessitava ser nomeado secretário de estado para ajudar o ex-ministro da Infraestrutura, que considera aliado. Para assumir o cargo, porém, ele planeja deixar a presidência do partido.

Tarcísio também já decidiu o nome a comandar a Casa Civil. Trata-se de Arthur Lima, um aliado que atuou no Ministério da Infraestrutura ao seu lado.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *