LOADING

Type to search

Geral

Giorgia Meloni reivindica cargo de primeira-ministra e diz estar pronta para governar a Itália

Share

A conservadora Giorgia Meloni, do partido Irmãos da Itália (FdI) reivindicou o cargo de primeira-ministra nesta sexta-feira (21). Ela foi eleita em 25 de setembro. As informações são da agência Ansa.

A reivindicação veio após uma reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Ela disse que foi indicada para chefiar o governo pela coalização de direita, liderada pelos partidos de Silvio Berlusconi e Matteo Salvini.

“A delegação da centro-direita [como a coligação é chamada na Itália] que se encontrou com o presidente apontou a necessidade de dar um novo governo no menor tempo possível porque as urgências são muitas em nível nacional e internacional. Toda a coalizão propôs a subscrita de forma unânime”, disse a futura primeira-ministra.

Meloni ainda afirmou estar pronta para governar a Itália. A expectativa é que Mattarella confirme a nomeação ainda nesta sexta-feira (21). O juramento da conservadora deve acontecer no domingo (23).

Giorgia Meloni será a primeira mulher premiê do país. Com um discurso forte e parecido com o do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), seu lema também é “Deus, pátria e família”.

No total, a aliança direitista atingiu mais de 43% dos votos, tendo a maioria na Câmara dos Deputados e no Senado. O partido de Salvini teve 9% dos votos, e o de Berlusconi, 8%.

A esquerda italiana, representada pelo Partido Democrático (PD) teve cerca de 19% dos votos. Já o Movimento 5 Estrelas (M5E) somou 17% e ficou com o terceiro lugar no Parlamento.

Fonte: RedeTV Notícias

Foto: GUGLIELMO MANGIAPANE/REUTERS

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *